Campanha do Unicef com filme brasileiro é premiada em Cannes
Lidi Ferreira, da ProjectHub
A campanha em formato animação que o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançou em março chamada “Unfairy Tales” — um trocadilho com ‘unfair’ (injusto) e ‘fairy tale’ (conto de fadas) sobre a crise dos refugiados na Europa, em especial as crianças, foi premiado com o Leão de Ouro no Festival de Cannes na categoria de conteúdos de marca – séries de não-ficção (Films/Branded Content and Entertainment/non-fiction series).
Um dos filmes da campanha foi produzido pela produtora paulistana Consulado. Na animação “Ivine and the Pillow” (“Ivine e o travesseiro”), uma garota síria de 14 anos fala de seus medos durante a fuga para um campo de refugiados na Alemanha:
O diretor André Fiorini conta que, após receber o roteiro do Unicef, o trabalho de produção durou cerca de 1 mês e meio. “Foi um tema que trouxe muita motivação para equipe, todos se envolveram muito”, diz.” Além disso, tenho uma filha pequena, é impossível não se envolver”, completa.
- Unicef apresenta animações que retratam a rotina de crianças refugiadas
- Animações mostram drama de crianças refugiadas sírias
Os dois outros filmes da campanha são “Malak and the boat” (Malak e o barco) e “Mustafa goes for a walk” (Mustafa vai caminhar). Assista abaixo: