Campanha tenta gerar interesse de meninas em ciência e tecnologia
A Microsoft acaba de lançar uma campanha que busca chamar a atenção para o número pouco significativo de mulheres nas áreas de Stem (Science, Technology, Engeneering, Math –ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
Garotas que queiram aprender linguagem de programação de uma maneira lúdica serão convocadas pelas redes sociais até o dia 28 de abril. A Microsoft espera que esse seja um pontapé inicial para quem deseja atuar no mercado de TI.
A campanha #EuPossoProgramarParaMeninas usa como exemplos algumas mulheres que marcaram o mundo com seu trabalho, como Marie Curie, primeira ganhadora de um prêmio Nobel.
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Após a conclusão das aulas, as garotas receberão um certificado. Depois, as futuras programadoras poderão desafiar quatro amigas a participar do curso.
De acordo com informações do Fórum Econômico Mundial, poucas estudantes ao redor do mundo se formam nesses cursos.
Além de impulsionar a divulgação do projeto, ONGs ficarão responsáveis por organizar turmas de meninas para aulas em uma plataforma virtual criada pela companhia e por parceiros. A segunda edição da campanha #MakeWhatsNext também foi apresentada pela empresa.
Uma nova plataforma chamada The Career Explorer, que pode ajudar as jovens na descoberta de carreiras a serem seguidas dentro das áreas de Stem, também foi disponibilizada.
A ferramenta foi inspirada pela projeção de que, até 2018, milhões de vagas no setor não serão preenchidas, demonstrando uma oportunidade para as mulheres. Por meio do site, elas podem encontrar cursos e profissões que envolvam também temas de seu interesse, como meio ambiente, artes e esportes.
Com informações da Microsoft