EUA oferecem intercâmbio para jovens brasileiras
O programa selecionará três meninas brasileiras com perfil de liderança, entre 15 e 17 anos
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil está com inscrições abertas para o programa TechGirls, um intercâmbio de verão de quatro semanas nas áreas de ciência e tecnologia.
O programa selecionará três meninas brasileiras com perfil de liderança, entre 15 e 17 anos até o início do intercâmbio, em julho de 2025.
As interessadas devem estar cursando o ensino médio até o final de 2025. As inscrições vão até o dia 8 de dezembro de 2024 e podem ser feitas no site: https://techgirlsglobal.org/.
- Caribe além do óbvio: destinos ainda poucos explorados
- Tomar esta bebida todos os dias aumenta o risco de gordura no fígado
- Dieta que ajuda a preservar sua idade biológica
- Coro da Cidade de Santo André se apresenta no teatro do Sesc, trazendo ao palco uma homenagem à Música Popular Brasileira
O resultado final do processo seletivo será anunciado em março de 2025 e o intercâmbio está programado para começar em 13 de julho do mesmo ano.
O que o programa oferece?
O TechGirls cobre todos os custos para as participantes, incluindo:
- Taxa de visto para as participantes internacionais;
- Passagem aérea de ida e volta entre o país de origem e os EUA;
- Acomodação durante o programa;
- Alimentação (café da manhã, almoço e jantar) e transporte local para eventos programados;
- Seguro de saúde.
O intercâmbio tem duração de 23 dias, começando com um acampamento de tecnologia na Virginia Tech. O programa inclui também visitas a cidades americanas como Austin, Denver, ou Seattle.
Após a volta ao Brasil, as participantes são incentivadas a implementar projetos comunitários, com o apoio de mentores, ampliando o impacto do programa em suas comunidades.
Requisitos para participar do intercâmbio nos EUA
Os requisitos do programa incluem ter habilidades em ciências, tecnologia, engenharia e/ou matemática e interesse em seguir carreira em uma dessas áreas; ser fluentes em língua inglesa e se comprometer a desenvolver um projeto de impacto social após o intercâmbio.
Desde 2012, mais de 650 meninas cientistas de todo mundo, entre elas seis do Brasil, já participaram do programa.
Durante as quatro semanas nos EUA, as selecionadas participarão palestras e oficinas em uma universidade norte-americana, farão visitas técnicas a empresas e se hospedarão em casa de uma família norte-americana.
Após a conclusão do intercâmbio, o TechGirls oferecerá mentoria de cinco meses para a implementação de projetos de impacto social, incluindo sessões interativas em tecnologia.
O que é TechGirls?
TechGirls é um programa de intercâmbio de verão sediado nos EUA, criado para capacitar e apoiar jovens mulheres (de 15 a 17 anos) dos Estados Unidos e de países selecionados ao redor do mundo a buscar educação superior e carreiras em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) por meio de treinamento prático de desenvolvimento de habilidades.
Em 2025, o programa apoiará 111 jovens mulheres de 37 países/territórios participantes e 13 colegas dos EUA em uma experiência dinâmica de três semanas nos EUA com um programa de mentoria de sete meses (incluindo pré e pós-intercâmbio).
A programação TechGirls produz um efeito multiplicador, pois os participantes retornam para casa para conduzir projetos baseados na comunidade com sete meses de mentoria.