Com olho biônico, homem enxerga esposa pela primeira vez em 10 anos
Como será que um deficiente visual se sente ao enxergar novamente? Após uma década sem poder ver sua esposa e familiares, o norte-americano Allen Zderad, 68 anos, viveu essa experiência graças a um olho biônico.
Zderad perdeu a visão quando adquiriu uma doença degenerativa, chamada retinite pigmentosa, que afeta a retina dos olhos e não tem tratamento ou cura. Há 10 anos, ele não via sua esposa Carmen e seus 10 netos, apenas conseguia lembrar o rosto do mais velho e nem chegou a conhecer os menores.
- Cegos voltam a enxergar com olho biônico: Inglaterra banca testes
- Homem quer processar sua esposa por ‘fraude’ após vê-la sem maquiagem pela primeira vez
- ‘Olho biônico’ devolve visão a britânico com degeneração macular
- Graças à neta, homem vê foto de sua mãe pela primeira vez depois de 70 anos
Um dos netos, que estava com a mesma doença em estágio inicial, se consultou com o oftalmologista e pesquisador Raymond Iezzi Jr. Ao saber a história, o médico disse que gostaria de conhecer Allen. Quando o examinou, viu que ele era o paciente ideal para o primeiro ensaio clínico do olho biônico em Minnesota, Estados Unidos.
O sistema de prótese de retina, conhecido como “Second Sight Argus II”, possibilita que deficientes visuais enxerguem formas humanas e reflexos de luz. Allen foi a 15ª pessoa a receber os óculos no país. A reação emocionante de Zderad ao ver a esposa foi gravada em um vídeo.
Assista ao vídeo e veja mais imagens:
Via Hypeness