Com olho biônico, homem enxerga esposa pela primeira vez em 10 anos

26/02/2015 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 19:07

Como será que um deficiente visual se sente ao enxergar novamente? Após uma década sem poder ver sua esposa e familiares, o norte-americano Allen Zderad, 68 anos, viveu essa experiência graças a um olho biônico.

Zderad perdeu a visão quando adquiriu uma doença degenerativa, chamada retinite pigmentosa, que afeta a retina dos olhos e não tem tratamento ou cura. Há 10 anos, ele não via sua esposa Carmen e seus 10 netos, apenas conseguia lembrar o rosto do mais velho e nem chegou a conhecer os menores.

 
 

Um dos netos, que estava com a mesma doença em estágio inicial, se consultou com o oftalmologista e pesquisador Raymond Iezzi Jr. Ao saber a história, o médico disse que gostaria de conhecer Allen. Quando o examinou, viu que ele era o paciente ideal para o primeiro ensaio clínico do olho biônico em Minnesota, Estados Unidos.

O sistema de prótese de retina, conhecido como “Second Sight Argus II”, possibilita que deficientes visuais enxerguem formas humanas e reflexos de luz. Allen foi a 15ª pessoa a receber os óculos no país. A reação emocionante de Zderad ao ver a esposa foi gravada em um vídeo.

 
 

Assista ao vídeo e veja mais imagens:

Via Hypeness