Crianças desenvolvem mais competências quando aprendem com arte
Por meio de cores e desenhos a criança desenvolve habilidades e interage com o mundo a sua volta
A infância é o período em que as crianças encontram maneiras diferentes de se expressar. Seja por meio de desenhos, pinturas ou nas descobertas das cores, elas são capazes de brincar e interagir com o mundo a sua volta. O incentivo a criar, principalmente no ambiente escolar, cresceu nos últimos anos e hoje as artes são consideradas parte essencial do currículo escolar.
No Colégio Marista Paranaense, em Curitiba, as aulas no Ateliê do Ampliado utilizam materiais alternativos que estimulam a criatividade dos alunos. Tule, geléia, filme plástico, talheres e papel higiênico são alguns dos objetos que fazem parte do acervo.
De acordo com a professora Carolina Bastos, o contato com essa área é importante para o desenvolvimento de habilidades motoras, da criatividade e imaginação. “A arte deve estimular a sensibilidade, a capacidade de observação e percepção. É por meio das diversas expressões artísticas que a criança se conecta consigo mesmo e com o outro, criando assim o seu próprio espaço de interação”.
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A proposta das aulas de Ateliê tem como foco o fazer e pensar as artes por meio da experimentação. Pois como diria o grande artista Pablo Picasso… “Eu não estou buscando, eu estou descobrindo”.
Essa descoberta, aliada ao protagonismo e criatividade do aluno, pode ser explorada de muitas maneiras, agregando diversas disciplinas à atividade. Uma atividade que mostra bem a questão foi ligada ao artista Pablo Picasso. Carolina explica que desde as turmas da Educação Infantil até crianças do 5º ano do Ensino Fundamental puderam mergulhar no universo do pintor e usá-lo como inspiração.
“Depois de conhecer a vida e a história de Picasso, os alunos menores usaram sucatas e tinta para recriar as formas do artista. As crianças do 1º ano usaram giz pastel sobre lixa para criar desenhos e texturas e as turmas do 3º ao 5º ano construíram bonecos de feltro ao melhor estilo cubista”. De acordo com ela, os diferentes materiais estimulam habilidades próprias de cada idade e em conjunto, a atividade estimula diversos tipos de inteligências necessárias às crianças.