Cufa leva Uber a Heliópolis para melhorar mobilidade local

12/03/2019 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:26

Uma parceria entre a Cufa (Central Única das Favelas) e a Uber, vai garantir o acesso da população da comunidade de Heliópolis à plataforma de mobilidade urbana.

O objetivo é desenvolver o empreendedorismo local e ao mesmo tempo melhorar a mobilidade da comunidade.

A Cufa a Uber realizaram uma série de reuniões com lideranças e instituições de Heliópolis para entender as principais demandas da região.

Imagem ilustrativa mostra como será um dos Pontos de Encontro Uber
Imagem ilustrativa mostra como será um dos Pontos de Encontro Uber

Foram identificadas inicialmente duas necessidades principais: melhorar a experiência das pessoas que querem utilizar o aplicativo e apresentar para os moradores novas oportunidades para geração de renda, seja dirigindo com a Uber, fazendo entregas ou empreendendo com o Uber Eats.

“Precisávamos de um parceiro que pudesse nos ajudar nesse projeto de levar oportunidades para as pessoas de Heliópolis de forma simples, colaborativa e inclusiva, e que ao mesmo tempo conseguisse nos ajudar a causar um impacto positivo sobre a mobilidade do dia a dia”, diz Celso Athayde, fundador da Cufa.

A parceria resultou em dois projetos piloto. O primeiro é diretamente ligado a mobilidade: para melhorar a experiência de quem solicita viagens a partir de Heliópolis, a Uber está criando quatro pontos de embarque em locais de fácil acesso e que ficam a, no máximo, 7 minutos de caminhada de qualquer local da comunidade.

Campanha publicitária vai usar talentos da própria comunidade
Campanha publicitária vai usar talentos da própria comunidade

Nas rodas de conversa com representantes da comunidade, identificou-se que erros nos mapas digitais, aliados a ruas estreitas, faziam com que a experiência de pedir um carro na comunidade não fosse satisfatória.

“Inserimos no aplicativo uma tecnologia que orienta o usuário para os pontos de embarque, a partir do momento que ele solicita a viagem. Ele poderá escolher um dos quatro pontos no próprio aplicativo e caminhar até o local para encontrar o motorista parceiro”, conta Fabio Plein, gerente geral da Uber para São Paulo.

A segunda iniciativa deve acontecer em abril, quando a Uber vai realizar uma feira de empreendedorismo na comunidade. Na ocasião, a empresa vai levar outros parceiros como instituições financeiras, locadoras de veículos empreendedores e startups para ajudar os moradores a desenvolverem o seu lado empreendedor.

A Cufa e a Uber também decidiram realizar uma campanha em Heliópolis para ensinar as pessoas a utilizarem o novo serviço do aplicativo no local. Para isso, escolheram uma equipe toda formada por profissionais atuantes na região. Para o vídeo, que será veiculado nas redes sociais, o cinegrafista é Danilo Fajardo de Oliveira e para as peças gráficas, o fotógrafo é Tiago Costa.