Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova
Quem Inova

Quem Inova

‘Cursinho social’ beneficia jovens negros de município baiano

O Quilombo Educacional Kabengele Munanga é um cursinho preparatório para o Enem que beneficia os jovens negros do município baiano de Cachoeira e região. A população negra local é de 87% e o índice de pobreza, 41,75%.

O curso leva o nome do professor Kabengele Munanga, graduado em antropologia cultural no Congo e doutor em ciências sociais pela USP (Universidade de São Paulo). Em 1997, tornou-se livre docente.

‘Cursinho social’ beneficia jovens negros de município baiano
‘Cursinho social’ beneficia jovens negros de município baiano

Os organizadores do cursinho iniciaram uma campanha de financiamento coletivo no site Catarse para manter o projeto. A meta é angariar R$ 30 mil. Os interessados podem contribuir clicando aqui.

Algumas das ideias são ampliar a atuação do Quilombo Educacional Kabengele Munanga –inclusive incorporando alunos da zona rural– e investir em novas tecnologias e em materiais para os estudantes.

Professor Kabengele Munanga
Professor Kabengele Munanga

Atualmente, os gastos da organização do curso englobam aluguel, energia e limpeza de sede própria; projetor, telão e computador; acesso à internet; transporte de professores de outras cidades e de alunos de comunidades quilombolas; e materiais didáticos e de papelaria.

Quem doar, pode receber recompensas como canecas, azulejos decorativos, copos, fotos e mensagens dos alunos.