Curso gratuito no Rio capacita para comunicação comunitária
Duram até o próximo dia 30 as inscrições para o curso da Rede de Agentes Comunitários de Comunicação (RACC), da Agência de Notícias das Favelas (ANF), no Rio.
A formação gratuita, que capacita para práticas da comunicação comunitária, oferece 25 vagas para moradores de favelas fluminenses. As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas pela internet.
O curso será realizado em parceria com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). A nova turma terá aulas aos sábados, de 18 de novembro a 16 de dezembro, das 13h às 17h, no campus Praia Vermelha da UFRJ.
- Fatecs abrem inscrições para cursos superiores gratuitos
- Projeto abre 4 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia
- 5 praias paradisíacas e baratas no Brasil para curtir o verão gastando pouco
- USP abre vagas para 45 cursos gratuitos; saiba como se inscrever
A primeira edição foi realizada em 2016, com patrocínio do Ministério da Cultura, por meio do edital do Prêmio de Mídia Livre, e parceria das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha).
Requisitos
Os interessados devem ser moradores de favelas do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense, de Niterói, de São Gonçalo ou das adjacências, maiores de 18 anos, possuir ensino médio completo e ter interesse em cidadania, direitos humanos e produção de conteúdo de comunicação dentro de suas comunidades. O processo seletivo consiste do preenchimento do formulário on-line e de teste de redação.
Durante cinco semanas, os alunos passarão por imersão prática com comunicadores e ativistas de direitos humanos, sensíveis às questões dos moradores de favelas, nas principais áreas da comunicação: produção de reportagens, redes sociais, fotografia e vídeo.
O objetivo é fornecer ferramentas para que os participantes desenvolvam ou melhorem a atuação como agentes comunicadores em seus territórios, com o suporte da ANF, para a transmissão de informações no portal ou no jornal “A Voz da Favela”.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].