Desafio incentiva estudantes a criarem apps
Alunos do ensino médio interessados em se lançar no mundo da programação já podem se preparar. A FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) acaba de lançar a Maratona de Aplicativos FIAP Google, um desafio que tem com objetivo incentivar a inclusão de jovens para que sejam transformados de meros usuários a desenvolvedores de aplicativos.
A competição, que estará com inscrições abertas de 30 de setembro ao dia 7 de novembro, consiste no desenvolvimento de aplicativos para celulares ou tablets Android, que impactem positivamente a educação no Brasil, utilizando para isso a plataforma App Inventor 2, criada pelo Google em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology).
“Para apoiar os alunos com conhecimento necessário para o desenvolvimento dos apps, criamos materiais de estudo para auxiliar no processo de idealização, desenvolvimento, teste do aplicativo e cadastro nas lojas de apps”, Felipe Barreiros, um dos organizadores do desafio. As videoaulas estarão disponíveis gratuitamente no site www.maratonadeaplicativos.com.br.
O lançamento da plataforma será durante o hackday marcado para o dia 30 de setembro, onde os participantes participarão de atividades relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos. “Vamos disponibilizar materiais para as escolas para que possam criar seus próprios hackdays e ainda workshops presenciais para esclarecer dúvidas”, afirma Camila Achutti, influenciadora digital da FIAP.
Os vencedores serão anunciados no dia 2 de dezembro no escritório do Google, onde a premiação será realizada. Cada vencedor levará para casa como prêmio um curso FIAP Shift, um Nexus 5, um Chromebook, um Chromecast, e poderão conhecer o Maker Lab da FIAP.