Dispositivo detecta malária em menos de três minutos

04/02/2016 00:00 / Atualizado em 07/05/2020 02:08

A malária é uma doença infecciosa febril, aguda, transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, e caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia. No Brasil, a maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica, área endêmica para a doença.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), foram registrados 214 milhões de novos casos de malária no mundo no ano passado –provocando a morte de 438.000 pessoas.

O processo de diagnóstico é feito, em sua maioria, de duas formas: microscopia e DRT. A microscopia é o método mais comum para detecção do parasita, porém, apesar do seu uso generalizado, o diagnóstico tem duas desvantagens: a necessidade de equipamento adequado para a realização do exame e a dependência da destreza do examinador para precisão dos resultados. Já os testes de diagnóstico rápido (DRT) possuem baixa precisão diagnóstica.

Também existe um processo diferenciado, conhecido como reação em cadeia da Polimerase (PCR). Este é um método mais sofisticado, porém mais caro e menos acessível em zonas endêmicas.

A israelense Sight Diagnostics, uma empresa de dispositivos médicos, lançou uma solução inovadora no diagnóstico da malária.  A empresa desenvolveu uma plataforma para o diagnóstico de doenças a partir da análise do sangue do paciente através de uma tecnologia computadorizada de análise de dados.

https://www.youtube.com/watch?v=yqJzpOt0weI

O Parasight, quando utilizado com o kit de teste de malária, combina algoritmos computadorizados para identificar rapidamente e quantificar os componentes do sangue e anomalias sanguíneas –como parasitas– de forma automatizada.

A plataforma é um dispositivo de alto rendimento, com capacidade de até 30 amostras, totalmente automatizado, simples para a operação, permitindo teste e análise de forma rápida.