Dispositivo incentiva indivíduos com demência a comer

A desnutrição é um dos sintomas generalizados da demência que muitas vezes passa despercebido pelos médicos. Um estudo publicado no Reino Unido comprovou que 45% dos pacientes com demência perdem o peso após o diagnóstico. Neste sentido, Ode, um novo dispositivo feito pela empresa de design britânica Rood foi feito para liberar fragrâncias de alimentos familiares, três vezes ao dia, perto do horário das refeições. O objetivo é encorajar as pessoas com demência a comerem.

Existem algumas razões para a perda de peso dramática e a desnutrição em pacientes com demência. Em primeiro lugar, o diagnóstico da doença muitas vezes leva o paciente a depressão. Em segundo lugar, o portador da enfermidade acaba perdendo o paladar.

Ao despertar a paladar dos clientes por meio da fragrância, o Ode utiliza os únicos sentido do paciente com demência que não é afetado por sua condição neurológica: o olfato. O dispositivo custa cerca de US$ 420 (cerca de R$ 1.344) e, por enquanto, é apenas vendido nos Estados Unidos.