Estudantes criam ‘Domingão do Platão’ para abordar filosofia
Criação de canal é considerada exemplar pelo movimento Sou Responsável, campanha sem partidos, candidatos ou ideologia apoiada pelo Catraca Livre e pelo Instituto SEB de Educação
A Escola Estadual João XXIII, localizada em Ipatinga (MG), mostrou que é possível ensinar filosofia aos alunos do ensino médio de forma dinâmica e atualizada, sem deixar de lado o vasto conteúdo da disciplina. A mudança veio com a criação do projeto TV Filosofia, que engloba o programa “Domingão do Platão“.
Essa história faz parte da série para o movimento Sou Responsável, cuja meta é estimular o protagonismo dos brasileiros. Em pleno ano eleitoral, o Catraca Livre e o Instituto SEB de Educação decidiram apoiar essa campanha para ajudar o brasileiro a também ser parte das soluções, e não do problema.
As informações são do professor Uanderson de Jesus Menezes e foram publicadas no site Porvir. Segundo ele, a experiência “transformou suas aulas, proporcionando mais interesse dos alunos nas atividades da escola, diminuindo a reprovação e a evasão escolar”.
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Dentro da iniciativa, os estudantes podem torcer para um dos competidores dos “Pensadores Vorazes”, entrar em uma história em quadrinhos em um episódio de “O Mundo sem Filosofia”, se aventurar com “Alice no País da Loucura”, refletir sobre moral e ética em um episódio de “Em Família”, assistir ao “Jornal Filosofia da Política” ou entender a caverna de Platão com o curta-metragem “A Mente do Acorrentado”.
Acervo
A ação considerou que a grande maioria dos estudantes tinha acesso à internet, mas que poucos utilizavam essas ferramentas para estudo e pesquisa. Eles tiveram, então, de criar um vídeo criativo sobre o tema. Com autorização dos grupos, os vídeos foram divulgados em um canal do YouTube e podem ser vistos a qualquer momento.
“Esse trabalho ajudou a construir um acervo que pode ser usado durante as aulas como material didático, não somente na escola João XXIII, mas em outras realidades educacionais”, disse o professor. “Da pesquisa de temas, passando pela elaboração dos trabalhos até a apresentação final, inúmeras são as contribuições que os educandos obtêm em sua formação humana e intelectual”, garantiu.
O docente explica que os alunos também puderam utilizar a imaginação e a criatividade para inventar coisas, expressar sentimentos e manifestar diferentes formas de compreender e refletir sobre a vida. Família e comunidade escolar também participaram.
“A TV Filosofia propiciou que as discussões filosóficas saíssem do ambiente escolar e inundassem a cidade”, contou Menezes. “É de grande orgulho para os pais ver um bom trabalho sendo feito pelo filho. É de grande orgulho para o professor ver o seu trabalho sendo reconhecido pelos pais e comunidade escolar.”
Ele acredita que, quando bem trabalhada, a filosofia pode ser um grande contributo para a formação do aluno. “A prática do filosofar vale não só pelo bem em si, mas também pelos resultados que proporciona.”
Leia a reportagem completa no Porvir