Dona Ivone Lara faz show grátis hoje no Rio

20/11/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 17:47

A compositora e cantora Dona Ivone Lara, 93 anos, apresenta hoje o show “O Canto da Rainha” numa homenagem ao Dia da Consciência Negra no Sesc São João de Meriti, no Rio de Janeiro.

Ela é a única representante viva da geração das mulheres negras que iniciou o movimento do samba nos anos 1920 e contou com grandes nomes como Tia Ciata, Clementina de Jesus e Jovelina Pérola Negra. Só passou a se dedicar exclusivamente à música, porém, após a aposentadoria como enfermeira no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro (RJ).

Dona Ivone começou a compor aos 12 anos e, em 1947, passou a frequentar a extinta escola de samba Prazer da Serrinha, onde conheceria seu marido, Oscar Costa.

Nessa época, fez muitos sambas e partidos-alto, mas sofreu com o preconceito contra a mulher: na época, suas músicas foram mostradas como sendo de autoria de seu primo Mestre Fuleiro, também compositor.

Com o fim da Prazer da Serrinha, ela ajudou a fundar a Império Serrano, escola pela qual se tornaria a primeira mulher a compor um samba-enredo. Em 2012, foi a vez de a compositora virar tema de enredo da Império Serrano.

Mesmo tendo assumido a carreira musical só aos 56 anos, Dona Ivone Lara se tornou uma das principais referências da música popular brasileira.

Serviço:
Teatro do Sesc São João de Meriti
Endereço: av. Automóvel Clube, 66
Quando: hoje, às 19h
Quanto: grátis (retirada dos ingressos a partir das 9h)
Informações: (21) 2755-7070

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.