Dupla instala “olhos mágicos” por São Paulo
Uma intervenção urbana que faz os moradores de grandes cidades pararem por alguns minutos para contemplar uma cena peculiar que passaria despercebida na rua.
Essa é a proposta do projeto The Livegram, idealizado pelo fotógrafo Caio Leão e pela designer Renata Melleu quando moravam em Nova York e que agora chega a São Paulo.
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
A dupla instala caixas de papelão, que se assemelham a grandes máquinas fotográficas com filtros de tecido, para dirigir o olhar de quem circula pelas ruas para cenas curiosas.
Na que está instalada perto do Masp, por exemplo, o foco é uma composição geométrica formada pela faixa de pedestres e pelas pernas de quem cruza a avenida Paulista.
“Numa cidade saturada de imagens, escolhemos ângulos que normalmente as pessoas passam reto e não veem, mas que valem a pena ser observadas por alguns segundos”, diz Caio.
Em Nova York, foram instaladas 50 caixas. Aqui, por enquanto, apenas duas, porque as pessoas furtam as máquinas de papelão. “Mas estamos adaptando para fixá-las.”
Ele define a intervenção urbana como uma “fotografia ao vivo”. “São como olhos mágicos espalhados pela cidade.” Quer espiar? Clica aqui.
Por QSocial