Escola no Rio treina jovens para atuação no mundo dos espetáculos
Há 18 anos, a Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia luta para transformar jovens das periferias do Rio em técnicos para o mundo dos espetáculos.
Os atendidos são 80 alunos de escolas públicas, com idades entre 17 e 21 anos, que recebem aulas gratuitas de beleza, contrarregragem e camarim, fotografia, iluminação cênica e montagem de cenários.
Além do treinamento voltado ao conhecimento técnico, a escola promove aulas e debates sobre filosofia, cidadania e direitos, expressão corporal, oral e escrita, história da arte e criatividade.
- Como melhorar a memória com exercícios simples e naturais
- Estudo diz que remédios para dormir pode disparar o risco de demência
- Chile 2025: as principais vindimas e onde são realizadas
- Fruta que ajuda a reduzir risco de infecção urinária
Os alunos passam dez meses na Spectaculu e recebem refeição, material para aulas e uma bolsa-auxílio para gastos com transporte público.
Uma campanha de crowdfunding está reunindo fundos para compra de material de aulas para um semestre. A ação é a segunda do tipo. A primeira foi bem-sucedida e, agora, a escola espera angariar R$ 4.000.
As doações também ajudarão a pagar um mês de aluguel, luz e água da sede, localizada na zona portuária carioca. Os interessados podem contribuir até 1º de outubro.
As recompensas são amostras do trabalho desenvolvido pelos alunos. Há, ainda, visita guiada e almoço.
A Spectaculu já garantiu as cem refeições diárias que vai oferecer cinco vezes por semana, até novembro, a alunos, professores e funcionários.