Escrever é a habilidade mais valorizada no mercado de trabalho
Conheça 10 dicas para elaborar um bom texto
Pesquisa da revista “Forbes” revela que escrever é a habilidade mais valorizada no mundo dos negócios.
O resultado foi divulgado depois de uma seleção feita com centenas de profissionais para posições em áreas como TI, vendas, marketing, orientação de carreira, docência e administração em geral.
Mas como desenvolver essa habilidade? Existem quatro passos básicos: ler muito, escrever, ler e revisar e receber feedback.
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Além disso, é importante ter pensamento claro sobre o que vai escrever, conhecer as regras gramaticais, ser curioso, ter empatia e ser sucinto nas palavras.
“Certamente, a comunicação pode ter várias formas – vídeos, fala, telefonemas, ilustração, mensagens de texto, e-mail, sinalização, publicidade e blogs, entre outras, mas para desempenhar bem qualquer uma delas é preciso ser hábil na escrita”, diz o professor de língua portuguesa do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Thiago Jorge Ferreira.
Dicas para escrever bem
- A primeira frase do texto é a mais importante. Use-a de um jeito que prenda a atenção.
- Não instrua o leitor ao óbvio, apenas conte logo a história.
- Seja claro. Lembre-se de que o leitor não tem a mesma bagagem que você.
- A maioria dos adjetivos é dispensável – ainda mais quando não ajudam a contar a história.
- Não use palavras repetidas. Procure sinônimos.
- Aspas que não são falas só mostram insegurança.
- Não deixe advérbios enfraquecerem o seu texto.
- Fuja de expressões clichês.
- O excesso de linguagem técnica é usado para disfarçar o fato de que você não sabe o que quer dizer. Evite.
- Se você não tem mais nada para dizer, termine o texto. O tempo e a tenção dos leitores são preciosos.