Estudante cria solução para poluição em ambientes residenciais
A poluição do ar é um grande, se não o maior, problema a ser combatido em grandes cidades do mundo inteiro. Respirar, ver e identificar os sinas desse mal em nossos corpos e saúde pode ser verdadeiros desmanchas prazeres. Mas, e se houvesse um solução?
A peruana Fiorella Rios, 22 anos, estudante de design industrial da Pontifícia Universidade Católica do Peru, e esboçou um game de realidade aumentada cujo objetivo é lutar contra a poluição do ar em nossas próprias casas. O kit conta com óculos interativo e um objeto que se assemelha a um conjunto de soqueiras.
- Poluição do ar está associada a maior risco de Alzheimer, diz estudo
- Poluição tem relação com sintomas de demência, diz estudo
- Estudo de Harvard mostra relação da demência com a poluição do ar
- Estudo descobre novo possível fator de risco para demência
De acordo com o estudante, o óculos permitiria aos usuários ver as partículas ampliadas dentro de sua casa e as soqueiras atuarem como purificadores de ar.
A ideia de Rios traz à tona uma questão separada e pouco conhecidas pelas pessoas: a poluição no interior das casas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 4,3 milhões de pessoas morrem por ano por causa da alta exposição a ar poluentes no interior de suas residências em grande parte geradas por fogões e lareiras.
A ideia do estudante concorreu no concurso de Design da Electrolux 2014.