Estudante desenvolve conceito de ‘ambulância drone’

Recentemente mostramos aqui no Q.I (Quem Inova) uma startup que criou um conceito de delivery de medicamentos em drones para países remotos. Hoje, vamos apresentar uma invenção que utiliza da mesma tecnologia e promete salvar vítimas de acidentes nas ruas das cidades.

O chamado Ambulance Drone tem tudo que um kit médico convencional tem: luvas, um pequeno desfibrilador, medidor de pressão, esparadrapos, gases, medicamentos e um manual para auxiliar um transeunte que se dispõe a prestar os primeiros socorros a uma vítima enquanto a ambulância não chega.

Criado por Alex Monton, ex-estudante da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, o Ambulance Drone é desenvolvido para apenas funcionar em casos de emergência. ´

A ideia da tecnologia é que no caso de acidentes, o usuário tenha a possibilidade de ligar para um serviço de emergência e, junto com a ambulância, requerer um drone com os kits básicos. A tecnologia é capaz de chegar em um minuto no local de acidente.

Uma vez com o drone a disposição do transeunte no local, o ajudante pode auxiliar nos primeiros socorros à vítima graças a um sistema de auto falante embutido na tecnologia. As instruções são passadas pela equipe de emergência da ambulância e, com as mãos livres, o ajudante pode realizar tarefas tais como colocar a vítima em posição de recuperação e preparar o desfibrilador.

A equipe de emergência pode ver o vídeo ao vivo do evento para garantir que todos os procedimentos sejam concluídos corretamente, bem como transmitir informações relevantes a quanto tempo a ambulância está do local.

De acordo com o estudante, a velocidade dos drones podem diminuir as taxas de mortalidade na espera dos primeiros socorros da ambulância em até 80%. O ex-aluno está agora à procura de um financiamento coletivo para tornar o projeto em realidade.