Estudantes irlandeses projetam escritório ‘à prova de distração’

Qual seria o ambiente de trabalho ideal? Uma sugestão de dois estudantes de design da Irlanda é que os escritórios se tornem espaços flexíveis para cada tarefa: em vez de sentar na mesma forma durante todos os dias, o funcionário pode se mover de um lugar para o outro, conforme o necessário.

A ideia é que os usuários de determinadas empresas tenham a opção de escolher os que considera os melhores locais para trabalho conforme as tarefas dos seus dias. Como por exemplo, se o usuário precisar de maior concentração, ele poderá se dirigir para um lugar mais privado e silencioso. A ideia é que qualquer funcionário possa escolher os melhores locais de trabalho, divididos em pequenas ‘estações’, em que acreditem que o rendimento será maior.

Além disso, no escritório inovador, também existe uma sala de reuniões à prova de som, para não atrapalhar a concentração dos empregados ao redor. No caso em que duas equipes de áreas diferentes de uma determinada empresas precisa-se discutir assuntos internos, uma tela sensível ao toque dentro das pequenas ‘estações de trabalho’, gira facilmente a partir de uma mesa horizontal para a parede, podendo ser utilizada como um quadro branco e um projetor.

Falar é incentivado –é apenas fácil fugir, caso o funcionário precise. O projeto foi um dos finalistas deste ano do RSA Student Design Awards, concurso anual para estudantes de design de todo o mundo que acontece nos Estados Unidos.