Exposição fotográfica coletiva apresenta a cultura guarani
Nos próximos dias 2 e 3 de setembro, deve acontecer em São Paulo a primeira exposição fotográfica coletiva sobre a cultura guarani, a partir de registros de alunos dos workshops da VivaRua, uma escola e produtora cultural itinerante.
O evento ocorrerá durante a inauguração do novo espaço da VivaRua, mas, segundo os organizadores, também tem a proposta de ser itinerante.
Além da exposição, haverá feira de fotografia, mostra de artesanato indígena, apresentação de dança e canto guaranis e, além de palestras sobre fotografia, haverá uma discussão sobre a questão indígena no Brasil. Todas as atividades são gratuitas.
A mostra integra o projeto VivaRua Fotografia na Aldeia, que surgiu logo após um mutirão fotográfico de doação organizado pela escola para as aldeias localizadas na região do Jaraguá, na capital paulista, em maio deste ano.
Na última aldeia visitada, a Tekoa Itakupe, as crianças interagiram com os fotógrafos e os registros foram publicados no Facebook. Desta postagem, a VivaRua recebeu duas doações de câmera. Com elas, foi possível iniciar aulas com jovens da aldeia neste mês.
“Juruás”
A ideia da VivaRua é levar a fotografia para as mais de 100 aldeias presentes em São Paulo. O próximo local a receber o projeto é a Aldeia do Rio Silveiras. Para isso, a produtora está recebendo doações de câmeras e computadores, já que os alunos não têm onde descarregar e armazenar os registros.
“Por mais que nós, profissionais, convivamos com a comunidade indígena, ninguém melhor que os próprios indígenas para registrar e documentar seu cotidiano e suas tradições na forma mais pura”, diz PaulaLyn Carvalho, da VivaRua. “Mas somos todos nós, ‘juruás’ [como os indígenas chamam os não indígenas], que precisamos destes registros como memória da nossa própria história.”
A mostra acontecerá na rua Leão XIII, 243, no Jardim São Bento (região norte de São Paulo). Para saber mais ou para ajudar, visite também a página da VivaRua no Facebook.