Feira arrecada bikes, peças e acessórios para formação de mecânicos
Peças serão doadas para projeto de formação de mecânicos em situação de vulnerabilidade social
A Bike Brasil, principal feira de lançamentos e tendências do setor no país, firmou novamente parceria com o Instituto Aromeiazero, ONG que usa a bicicleta como ferramenta de transformação social.
O objetivo é arrecadar bikes, peças, acessórios e utilitários de bicicletas que serão usados posteriormente nos projetos Viver de Bike e Rodinha Zero.
As arrecadações acontecerão na área de credenciamento do evento, basta apenas a pessoa indicar que está com peças para serem doadas.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Senai abre vagas em 30 cursos gratuitos de qualificação
- Coca-Cola abre 6 mil vagas em processo seletivo para mulheres
- 7 motivos que tornam a bike elétrica o melhor meio de transporte
Importante destacar que o Aromeiazero não receberá peças quebradas, câmaras furadas ou roupas usadas. A entidade necessita de pneus (aro 20, 24 e 26) novos, selins adultos seminovos, passadores de marcha seminovos, cabos e conduites novos, rodas seminovas, alinhadores de roda, sacadores de pino de corrente, alicates para cortar cabo, desingripantes e lubrificantes, chave cônica, canivetes de ferramentas e bicicletas em qualquer condição.
O projeto
O Viver de Bike é um curso sobre mecânica e negócios de bicicleta, voltado para pessoas a partir dos 15 anos interessadas na bike como ferramenta de geração de renda.
O conteúdo programático possui mais de 60 horas de aulas práticas e teóricas, durante as quais são apresentados conceitos de autogestão, responsabilidade social e financeira, planejamento de negócios, empreendedorismo, além de vivências de BMX, cicloturismo e formação em mecânica de bicicleta.
As peças são usadas nas formações e as bicicletas que não são doadas aos alunos são revendidas e alugadas, e com essa verba é possível o financiamento de outras turmas.
Para 2019, a meta do projeto é formar 90 pessoas com capacitação técnica e teórica em economia solidária e mecânica de bicicletas.
O foco do curso é atingir pessoas que vivem em vulnerabilidade social, para que dessa forma possam gerar renda a partir da cultura da bicicleta e sentirem-se mais seguras para transitar pela cidade, economizar com passagens de ônibus e serem mais saudáveis. São turmas de 15 pessoas cada e a exigência para fechá-las é que ao menos a metade seja composta de mulheres.
O Aromeiazero recebe doações ao longo de todo o ano em sua sede, na zona oeste de São Paulo.
O Festival Bike Brasil acontece de 22 a 24 de agosto, no Centro de Exposições ProMagno, em São Paulo.