Ford inicia parceria para transporte público nos EUA
Por Lidiane Ferreira, da ProjectHub
O transporte público de Kansas City, no estado americano de Missouri, está prestes a ganhar um reforço. A montadora Ford se uniu à empresa de tecnologia urbana Bridj e ao departamento de transporte da cidade para lançar, em março, um projeto-piloto de parceria público-privada que irá durar 1 ano. O programa foi batizado de Ride KC: Bridj.
A ideia é que os moradores utilizem o aplicativo Bridj (disponível para iOS e Android) e informem onde estão, para onde querem ir e em qual horário. O app irá mostrar, então, o cronograma das vans da Ford em tempo real, e assim o usuário poderá escolher qual a melhor opção. O embarque será feito em pontos de ônibus e de bicicletas. O motorista poderá, também, reservar um assento para o passageiro entre os 14 disponíveis no veículo.
- Fulbright oferece bolsas nos EUA para brasileiros; veja opções
- Além do Coachella: 5 festivais para conhecer nos EUA em 2024
- 6 dicas que você não imaginaria para economizar em viagem internacional
- Ford e Senai abrem inscrições para curso gratuito com certificado
Quanto mais pessoas utilizarem o serviço, mais dados serão coletados pela plataforma, e assim o sistema poderá ser aprimorado. O objetivo da parceria é oferecer uma nova opção prática, ilimitada, confortável e acessível de transporte público, usando a tecnologia.
Alternativas
A Ford não é única montadora a começar a investir em novas opções de transporte nos EUA. Em janeiro, a General Motors anunciou o lançamento de um serviço de compartilhamento de carros em Michigan. Iniciativas que mostram como a indústria pode atuar em parceria com novas tendências de uso dos automóveis.
Por enquanto, essas novidades estão em testes nos EUA, mas são um alerta para o transporte público brasileiro, e podem servir de inspiração para melhorias em nosso sistema. Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), em 2011 e 2012 o transporte público foi considerado ”péssimo ou ruim” para 60% da população.