Fórum discute esforços para a pesquisa e inovação no Brasil

18/11/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 17:45

Quais são os desafios para o país crescer no campo da inovação e pesquisa? Por que ainda não investimos o suficiente para avançar nesse campo?Essas e outras perguntas farão parte do 54º Fórum de Debates Brasilianas.org – Avanços da Inovação, marcado para o dia 18 de novembro , em São Paulo.

O evento vai reunir especialistas como superintendente da Área de Fomento e Novos Negócios da Finep, Paulo Resende, o gerente-geral da Universidade Petrobras, José Alberto Bucheb e a diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa do IPT, Mari Katayama, para expor esses números e apresentar,entre outros assuntos, possíveis soluções bem como caminhos para integração entre as empresas e as universidades.

Segundo os dados disponibilizados pela Agência Dinheiro Vivo, organizadora do evento, a última Pesquisa de Inovação (Pintec) divulgada pelo IBGE, referente ao ano de 2011, mostra que a taxa de inovação das empresas brasileira é de 35,7%, representando uma queda de desempenho de 2,3% em relação aos resultados da Pintec 2008.

São Paulo se destaca em relação ao resto do país com gastos públicos e privados com pesquisa e desenvolvimento (P&D) igual a 1,6% do seu Produto Interno Bruto, enquanto que o Brasil todo investe em inovação o equivalente a 1,2% do PIB. Entretanto o Estado está longe de alcançar a produção de patentes de outros países mais inovadores.

Para os especialistas, a proporção de investimentos do PIB em inovação deveria dobrar no país, principalmente porque empresas inovadoras são mais competitivas o que fazem com que o Brasil tenha um cenário comercial mais favorável.

O evento é aberto ao público e acontecerá das 9h às 18h, no Hotel Intercontinental, Auditório Giorgi
Alameda Santos, 1123, Jardim Paulista, São Paulo. Mais informações pelo telefone: 0800 169966 (ramal 23 e 24) ou [email protected]