Galeria na Suécia usa mendigos como ‘obra de arte’ em exposição

Dois moradores de rua romenos, que moravam na cidade de Malmo, na Suécia, foram convidados pela galeria de arte Malmö Konsthall para trabalhar em uma exposição. O emprego oferecido a Luca Lacatus e Marcella Cheresi é bastante inusitado: eles viraram “obras de arte” no local.

Foto: Albin Balthasar

Na galeria, os mendigos ficam em uma sala em completo silêncio enquanto são observados pelos visitantes. O objetivo da instalação viva é fazer os suecos refletirem sobre a crescente desigualdade social no país.

Mas, como mostra a reportagem do site The Local, algumas críticas foram feitas ao projeto, como acusações da galeria tratar a pobreza apenas como um objeto. Já a artista Iona Cojocariu relatou: “Tinha muitas expectativas, mas, quando entrei na sala, senti aquilo como uma exposição etnológica, na qual os corpos de negros foram trocados por corpos de pobres”.

A galeria disse que os dois contratados foram tratados com justiça e ganharam o equivalente a R$ 1.600 pelo trabalho. A exposição segue até o dia 5 de fevereiro.

Via “O Globo