Contra o racismo, Gangsta Gardener planta comidas saudáveis

02/07/2018 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:23

Uma pesquisa indicou que, enquanto 31% da população branca dos Estados Unidos vive em áreas com um ou mais supermercados acessíveis, apenas 8% da população negra pode comprar facilmente alimentos de qualidade. Essa desigualdade provoca problemas de saúde, como obesidade, entre os negros do país. Mas Ron Finley –conhecido como Gangsta Gardener— planta comida saudável para combater essa realidade.

Finley, que vive em Los Angeles, dirigia mais de 45 minutos para poder encontrar alimentos frescos, de acordo com informações do site Hypeness. Ele era estilista e, após fazer um curso de jardinagem em 2010, decidiu que plantaria vegetais em seu próprio quintal como arma contra a situação.

Não satisfeito, o estadunidense ensinou seus métodos de cultivo aos interessados. A cidade (que ele chama de “prisão alimentar”) reprovou sua atitude e o multou por plantar ilegalmente. Gangsta Gardener se negou a pagar a multa e sua prisão foi decretada.

Contra o racismo nos Estados Unidos, ex-estilista Ron Finley planta comidas saudáveis
Contra o racismo nos Estados Unidos, ex-estilista Ron Finley planta comidas saudáveis

Em 2013, após uma petição para que a lei fosse alterada, Finley ganhou permissão para cultivar seu alimento. Atualmente, o norte-americano viaja o mundo apresentando o Ron Finley Project. “Não é somente sobre comida, é sobre justiça alimentar”, diz ele. “Se você não se alimenta de forma saudável, nutritiva, vibrante, como poderá crescer qualquer coisa em você?”

Leia a reportagem completa no Hypeness