Guidão inteligente comunica a rota para ciclista

Se você não sabe que destino seguir quando anda de bicicleta, sua vida pode ser um pouco complicada. Mapas de papel são complicado. Buscar a informação em um smartphone ou um dispositivo móvel, às vezes, é inconveniente. A luz solar pode atrapalhar a visualização da tela ou a internet móvel pode falhar justo na hora. Sobre este contexto, nasceu o Smrt Grips, um guidão inteligente que utiliza o sentido de tato para guiar o usuário.

A tecnologia funciona em parceria com um aplicativo para smartphone em que o usuário deve configurar a rota a ser seguida. Quando o indivíduo se aproxima de uma curva à esquerda ou à direita, o guidão vibrar para alertá-lo a qual caminho deverá seguir.

Além dessa função básica de guia, o Smart Grips, de acordo com a empresa canadense-alemã Boreal Bikes, responsável pela inovação, o guidão inteligente possui três outras funções.

Em primeiro lugar, a capacidade de localização de bicicleta por meio de um sistema de GPS. Basta pressionar um botão de pânico no smartphone que, imediatamente, o guidão emite um alarme alto e gritante para localizá-la.

Em segundo lugar, a tecnologia funciona como uma rede cooperativa. Caso a bicicleta tenha os cadeados violados para roubo e um terceiro – que também seja usuário da tecnologia- presenciar a ação, poderá alertar a vítima por meio do aplicativo.

Por último, o Smart Grips podem ser utilizados para manter os grupos de ciclistas juntos. Caso alguém esteja ficando para trás, o grupo poderá ser alertado pelo guidão inteligente.

Por enquanto, o Smart Grips ainda está em fase de testes. A previsão é que ele seja lançado no mercado no final de julho pelo preço de US$ 59 (R$ 165).