Holandeses criam hambúrguer feito de algas marinhas

Apesar do que o nome pode sugerir, o ‘Dutch Weed Burger’ (Hambúrguer holandês de ervas, em português), não faz ninguém ficar chapado. O lanche é feito de algas marinhas. Os empresários por trás do negócio esperam que a ideia possa influenciar uma nova agricultura sustentável aos Países Baixos.

Devido à sua composição de nutrientes naturais, as proteínas das algas podem servir como uma alternativa aos componentes saudáveis da carne. A ‘carne’ do ‘Dutch Weed Burger’ é feita com alga marinha kombu, um gênero da espécie, misturada com soja e microalgas. O molho é feito de ervas daninhas e o alface é, também, substituído por uma alga holandesa.

O hambúrguer já está sendo servido em 70 restaurantes na Holanda. A alga é cultivada em uma fazenda de alga marinha. Alguns pesquisadores da Holanda estão analisando outras oportunidades para tornar o negócio em grande escala.

Como os insetos que são apontados como um potencial substituto para a carne, algas já são utilizadas em muitas receitas orientais e podem ser, facilmente, um suplente natural da carne.