Ideia de estudantes da USP é selecionada para evento ibero-americano

Um projeto de geração de fertilizantes orgânicos, com base no tratamento do esgoto, foi selecionado para participar do Spin2014, evento do empreendedorismo universitário ibero-americano que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro, na Cidade do México. A novidade foi desenvolvida por estudantes de Engenharia Ambiental da USP (Universidade de São Paulo).

Denominado “Biossólido”, o projeto propõe um sistema de tratamento do lodo gerado em estações de tratamento de esgoto que permita sua reutilização como fertilizante orgânico com alta capacidade nutritiva, colaborando com o desenvolvimento da biota vegetal e com forte atuação na agricultura.

Até outubro, os estudantes Petry Carvalhal Melo, Bruno da Silva Amorim, Guilherme Flandoli Romeiro e José Mateus Curado de Souza, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), autores do projeto, seguem um intenso programa de formação on-line e presencial com o objetivo de auxiliá-los a amadurecer o projeto, construindo protótipos físicos e virtuais para aproximá-los do mercado.

O programa inclui a Fablab Experience, uma série de sessões teóricas e práticas sobre concepção e fabricação digital utilizando laser e impressão 3D.

Já no Spin2014 os estudantes poderão partilhar experiências com empreendedores de países ibero-americanos e participar de workshops e palestras, entre outras atividades.

Outras 19 ideias inovadoras de estudantes de diversos países serão apresentadas no evento. Os três melhores projetos receberão US$ 5 mil, com a possibilidade de participar de programas de apoio ao empreendedorismo da RedEmprendia.

O Spin2014 é promovido pela RedEmprendia, que agrega 24 universidades com atuação em áreas de inovação e empreendedorismo em sete países ibero-americanos, em parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México, o Tecnológico de Monterrey, o Instituto Politécnico Nacional, a Universia e o Banco Santander.

Da Agência Fapesp