Iniciativa simples faz restaurante poupar 12 mil litros de água/mês

A maior crise hídrica da história de São Paulo tem mudado a rotina e o hábito de moradores e empresas da maior cidade de país. As soluções para poupar água são diversas –de aplicativo à uma máquina que gera água a partir da umidade do ar são algumas delas.

A rede de restaurantes Sí Señor, especializada em gastronomia tex-mex, encontrou uma alternativa simples para economizar água na unidade recém-inaugurada no Tatuapé, na zona leste da cidade.

O sistema implantado na loja permite reaproveitar a água desperdiçada pelo ar condicionado. A economia, garante a empresa, é de cerca de 12 mil litros por mês.

No ambiente em que o equipamento está sendo testado, cada máquina gera oito litros de água por hora para manter o ambiente refrigerado, totalizando 400 litros por dia, já que o local conta com cinco aparelhos de ar-condicionado. Essa água é reutilizada para lavar o piso e regar as plantas do jardim de inverno do restaurante.

A empresa pretende levar a inovação para outras unidades da rede até o final de 2015. A ideia é também utilizar a água nas descargas dos banheiros. Apesar de simples, o sistema ainda é usado por poucos restaurantes no Brasil.