Instrutora de ioga de 96 anos dá aulas toda semana em NY

05/03/2015 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 19:16

Aos 96 anos, Tao Porchon-Lynch se mantém na ativa: é a instrutora de ioga mais velha do mundo, de acordo com o “Guinness Book”. “Não há nada que não possamos fazer se aproveitarmos o poder dentro de nós”, afirma em seu site.

Seu currículo é extenso. Já treinou e certificou centenas de instrutores. São mais de 70 anos da prática indiana e mais de 45 anos de ensino das posições a alunos na Índia, onde nasceu, na França e nos EUA, onde mora.

Antes de virar mestra de ioga, Tao enveredou pelos palcos _nas décadas de 40 e 50, foi atriz_ e, nos anos 60, escreveu roteiros e documentários. Hoje, também é autora de livros sobre os benefícios da ioga e da meditação.

Além de workshops em centros de ioga, ela dá aulas todas as segundas-feiras em Nova York, quando ensina disciplina e controle do corpo e da mente por meio dos exercícios.

 
 

Ela acredita que os princípios da ioga podem curar os indivíduos e, por extensão, ajudar a curar o planeta. Chegou a marchar ao lado do líder indiano Mahatma Gandhi por duas vezes.

“Enquanto eu respirar, ensinarei ioga. Depois, voarei para outro planeta”, afirmou ela à BBC.

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.