Jovens se sensibilizam com Cidade Estrutural (DF) e criam ação
Uma campanha de crowdfunding pretende levar mais dignidade aos integrantes da Associação dos Catadores do Lixão da Estrutural, um dos locais mais carentes do Distrito Federal.
A iniciativa é de alunos do curso de gastronomia do Iesb. Tudo começou quando os estudantes tiveram de criar um evento gastronômico para alguma instituição de crianças carentes, como parte do curso.
Nomes de quatro ONGs foram apresentados, entre eles o da associação. Algumas fotos apresentadas bastaram para que ela fosse a entidade escolhida. A turma se organizou para realizar uma festa para cerca de 200 crianças e levantou doações para que o evento fosse concretizado.
Nascia assim o projeto Sonhar. O que os estudantes não esperavam é que, ao visitarem o local para verificar a infraestrutura do evento, descobrissem que, ali, faltava de tudo. “Os mais de 2.500 associados que moram e vivem do lixão não têm colchão para dormir, mesa para comer, cadeira para sentar, talher, copo, toalha de banho, sabonete, nada”, contam os cinco estudantes, na página da campanha. “Eles não têm o mínimo para viver decentemente. O pouco que têm, pegam do lixo.”
Assim, a ação se ampliou e o objetivo foi além da festa. Os jovens se sentiram compelidos a arrecadar o que conseguissem para melhorar a vida da população da Cidade Estrutural.
“A ideia é pegar todo o dinheiro arrecadado, sentar com o pessoal da associação e ver o que eles mais estão precisando”, explicam os alunos. “Vamos comprar o que eles mais necessitam.”
Para isso, eles esperam arrecadar R$ 6.000. Caso você queira ajudar, clique aqui.