Kobra pinta mural inspirado em Michelangelo em Carrara, na Itália

24/05/2017 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:09

O artista brasileiro Eduardo Kobra finalizou no último domingo (21) um mural inspirado na obra “Davi”, de Michelangelo, feito nas pedreiras de Carrara, na Itália.

A obra, realizada dos dias 15 a 20 deste mês, tem 12 metros de altura por 20 metros de largura. Foi feita diretamente no mármore, a mil metros de altitude, no local em que Michelangelo e outros artistas italianos buscavam matéria-prima para suas obras.

Antes de pintar em Carrara, Kobra passou quatro dias em Florença, visitando galerias e museus, para se aprofundar nas obras dos pintores e escultores italianos, especialmente Michelangelo.

“Foi um trabalho extremamente desafiador. O mármore reflete muita luz e aprendi a lidar com suas características durante a própria execução da obra”, diz Kobra, que nunca havia pintado no material.

Além disso, o desafio foi também na logística e nas dificuldades de acesso. “Eram 30 minutos de jipe até o alto.” Ele explica que será possível fazer visitas guiadas à pedreira para conhecer o mural de perto.

O novo trabalho do artista brasileiro Eduardo Kobra
O novo trabalho do artista brasileiro Eduardo Kobra

Pelo mundo

A Itália é a quarta etapa de uma viagem de Kobra que se iniciou em 16 de abril, quando foi a Malawi, na África, onde pintou dois murais em um hospital infantil, a convite da cantora Madonna.

De 24 de abril a 2 de maio, realizou em Murcia, na Espanha, o mural “Dalí” (inspirado no pintor homônimo), obra que já se tornou atração cultural e turística na cidade.

O artista foi para Dusseldorf, na Alemanha, de 3 a 7 deste mês, onde expôs cinco de suas telas inspiradas em mães de todo o mundo.

Depois, voltou para a Espanha, onde se encontrou com Neymar e fez um trabalho privado na casa do jogador. Kobra está em Lisboa (Portugal), onde pintará até o dia 29 um mural cujo tema será o cacique Raoni. Depois, seguirá para Chicago, nos Estados Unidos.

Em junho, Kobra retorna para o Brasil, para lançar seu livro “Kobra”, que tem fotos e textos sobre seus principais murais no Brasil e no mundo, e para inaugurar o “Maior Mural do Mundo”, em Itapevi, na região metropolitana de São Paulo.