Mãe cria aplicativo que pode controlar alergias infantis
O que você faria pela saúde do seu filho? Esta é a pergunta que a mãe de Joinville (SC) Aline Petry faz na ação para lançamento do aplicativo Diário da Alergia, que visa a controlar alergias infantis.
“Com 20 dias de vida, minha filha passou a apresentar problemas gastrointestinais”, explica Petry, na página da campanha do site Catarse. “Por ter histórico familiar, rapidamente foi diagnosticada como Alérgica a Proteína do Leite de Vaca (APLV).”
Ela segue contando que, após colocar no papel o histórico dos primeiros dias da filha e seus sintomas, percebeu que a alergia foi desencadeada após ter consumido poucos goles de leite artificial durante uma consulta hospitalar. Com a continuidade das anotações em papel, descobriu que era também alérgica ao ovo, soja, frutos do mar e oleaginosas.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
A mãe afirma que “o diagnóstico da APLV é facilitado com um rigoroso diário alimentar da mãe”, pois, por meio dele, é possível identificar os agentes alergênicos mais rapidamente. “O tratamento da alergia consiste na exclusão total desses alergênicos da dieta da mãe e/ou da criança.”
Assim, Petry teve a ideia de criar o aplicativo, que pode permitir o monitoramento dos sintomas da alergia. O funcionamento é como o de um diário alimentar on-line. “O diário ajuda a mãe a conhecer seu filho mais profundamente, a aprender a identificar os sintomas e rapidamente tratá-los”, diz Petry. “Tudo isso de forma ágil, pois quem tem bebê em casa sabe o quanto agilidade e praticidade é importante.”
O objetivo é não apenas oferecer um diário, mas também informações sobre a doença, espaço de conversa para pais e mães, agenda de eventos e indicações de empresas, produtos seguros para consumo e especialistas na região do usuário, além de milhares de receitas para que a dieta não seja um fardo na rotina da família.
A meta da campanha é angariar R$ 30 mil até o dia 3 de abril para aquisição de software para desenvolver o app, taxas e custos com tecnologia, publicidade e produção de conteúdo informativo.
Quem colabora, pode receber recompensas. Saiba mais sobre o Diário da Alergia no Facebook.