Mapa 3D permite que deficientes visuais consultem caminhos

tecnologia transformou muitas das necessidades que nós consumimos em objetos com telas touchscreen. Enquanto o essas invenções beneficiam grande parte da sociedade, pessoas com dificuldade de visão, raramente, podem interagir com esses aparatos tecnológicos.

Recentemente, notificamos aqui no Q.I (Quem Inova), um estúdio francês que desenvolveu um videogame para cegos. Agora, vamos mostrar um software que permite que pessoas com deficiência visual imprimam mapas em 3D, criado pelo GSI, departamento governamental japonês.

O software diferencia, pela primeira vez, as estradas, linhas ferroviárias e passarelas do resto da paisagem. Em seguida, cria um modelo em relevo 3D que utiliza texturas diferentes para distinguir as características de modo que qualquer um com deficiência visual consiga utilizá-lo. O programa também leva em conta as linhas de contorno, criando representações topográficas precisas de uma área particular.

Embora os usuários tenham que ter acesso a uma impressora 3D para criar os seus próprios mapas físicos, a GSI acredita que a tecnologia está se tornando cada vez mais acessível e, especialmente, tem valor para os deficientes de visão.