Maratona de Boston vai alimentar centenas de crianças desnutridas
Com a aproximação da Maratona de Boston de 2018, que acontece na próxima segunda-feira (16), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) está trabalhando para garantir que o evento deste ano tenha impacto global. O programa Kid Power da Unicef dos Estados Unidos fez uma parceria com o patrocinador da maratona, a empresa de serviços financeiros John Hancock, para transformar os passos de cada corredor em apoio à nutrição em todo o mundo.
O programa Kid Power foi introduzido em 2015 com a esperança de que a pulseira fitness homônima encorajasse os alunos a participar de mais atividades físicas. O Unicef lançou um aplicativo complementar em 2017 com o mesmo objetivo, que pode rastrear a atividade física dos usuários por meio de seus smartphones.
A pulseira conta cada passo do usuário e os converte em pacotes de Alimentos Terapêuticos Prontos para o Uso (RUTF) com a ajuda dos patrocinadores do programa. Os pacotes são, então, enviados para alimentar crianças desnutridas em países em desenvolvimento como Sudão do Sul, Haiti, Burkina Faso, Uganda, Timor Leste, Guatemala e Indonésia.
- Corridas incríveis ainda em 2019 para maratonistas viajantes
- Aos 60 anos, jornalista vai correr 3 meias maratonas seguidas
- Maratonistas correm 13 horas seguidas em prol do Inca
Embora seja interessante ver o número exato de passos gerados durante a maratona, os participantes (aproximadamente 30 mil pessoas) não estarão usando as pulseiras ou os aplicativos como parte da corrida. Em vez disso, os dois parceiros irão estimar cada passo que os corredores tomam ao longo da corrida, usando a informação para apoiar a campanha.
A maratona ajudará a “desbloquear” quantidades de RUTF, salvando vidas. De acordo com a Unicef, se cada corredor tiver uma estimativa de 55 mil passos durante a maratona, a atividade gerará em média cerca de 2,3 pacotes de RUTF por pessoa.
O Unicef estima que, juntos, os participantes da maratona somarão aproximadamente 1,65 bilhão de passos durante a corrida –um número que tem o potencial de fornecer nutrição para mais de 500 crianças.
Leia a reportagem completa no Mashable