Maratona ensina criação de games para educadores

Que tal criar um game em três dias? Este é o desafio da 2ª edição da “Gelly Jam” –uma imersão na cultura da gamificação e uso de tecnologia na educação. O evento, realizado pela rede Games For Change (G4C), em parceria com a Media Education Lab (MEL) e a Cidade do Conhecimento da USP, acontece nos dias 30 de agosto, 13 e 14 de setembro no Espaço Next, na região central de São Paulo.

Serão oferecidos sete workshops oferecidos durante a maratona. Em “Idade Mídia”, serão discutidas tendências da gamificação na educação, com Alexandre Sayad, autor do livro “Idade Mídia”, e Bruna Waitman do Media Education Lab.

Na oficina “FazGame”, Carla Zeltzer apresenta jogo brasileiro para ensinar a fazer games, feito para ser usado em sala de aula. Os games Ludwig (jogo para o ensino de física da energia) e Conflitos Globais (jogo sobre conflitos contemporâneos, premiado pelo Finep) serão discutidos com participantes.

As oficinas “ProgramaÊ!”, projeto da Funação Lemann em parceria com a Fundação Telefonica, oferecem demonstrações e práticas de ferramentas para o aprendizado e ensino de programação e para a integração dessas atividades com o cotidiano de jovens de todo o país.

A cultura dos games e a educomunicação digital são temas de debates nas sessões “BLA (Brinco, Logo Aprendo)”, com Gilson Schwartz, que lança o livro homônimo publicado pela Editora Paulus.

Podem participar da maratona professores, gestores escolares, alunos e interessados de todas as idades.

As inscrições estão abertas em gamesforchange.org.br/agenda. As vagas são limitadas. Professores da rede pública interessados em bolsas podem fazer sua solicitação acompanhada de currículo, justificativa/projeto e enviar paracontatogellyjam@gmail.com