Mauricio de Sousa ocupa cargo que já foi de Lady Gaga e Will Smith
Quem folhear a edição desta sexta-feira (9) do jornal gratuito Metro vai se surpreender com quem assina a edição especial e ilustra algumas reportagens: Mauricio de Sousa. O pai da Turma da Mônica, que completa 80 anos no próximo dia 27, é o primeiro brasileiro a ocupar o cargo que já foi de Lady Gaga, Karl Lagerfeld e Will Smith em edições internacionais.
Mas o que pouca gente sabe é que Mauricio de Souza começou sua carreira como jornalista, aos 20 anos. Com seu desenhos debaixo do braço, bateu na porta da então Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo). Conta que ouviu que desenho “não dava futuro”. Aceitou a vaga de repórter policial e ilustrava matérias que não tinham foto.
- Mauricio de Sousa posa em foto com o… Bidu
- Mauricio de Sousa participa de bate-papo gratuito na Biblioteca de SP
- Mauricio de Sousa em palestra na Biblioteca São Paulo, dia 19
Foi só em 1959, quando o desenhista tinha mais de 24 anos, que saiu na Folha da Manhã sua primeira tirinha, com Franjinha e o cãozinho Bidu, hoje símbolo da Maurício de Sousa Produções, uma empresa com 400 funcionários e 1.500 produtos licenciados. Seus quadrinhos já venderam mais de 1 bilhão de exemplares.
E é por isso que a ilustração de capa do Metro Jornal mostra Mauricio em seu “uniforme” de repórter, um misto do personagem Spirit e do detetive Dick Tracy. É que o então jornalista gostava de se vestir assim na época, um modo de superar a timidez.
Nas páginas internas, ele assina oito ilustrações em reportagens que retratam temas com que ele vem se preocupando em mais de 50 anos de carreira: consumo consciente, alimentação equilibrada, respeito às diferenças, educação para o trânsito e estímulo a novos quadrinistas.
“Desde muito novo, meu sonho era ser desenhista, mas nunca deixei de lado meu amor pelo jornalismo. Creio plenamente que a informação é a maneira ideal de construir um país melhor para todos”, disse Mauricio.
Por QSocial