Mostra aborda tema de proteção aos animais sob diversos enfoques
O cinema, além proporcionar entretenimento, sempre foi usado como uma ferramenta de conscientização por diversas linhas ideológicas ao longo da história. Atualmente, cresce produções em torno de um tema que está cada vez mais em voga na sociedade: o respeito aos animais.
Dentro desse contexto, a Mostra Animal, que acontecerá esse ano entre 29 e 30 de novembro, em Curitiba, reúne pela quinta vez expectadores em torno de produções que abordam diversos aspectos da relação entre seres humanos e animais.
- Decoração de Natal do Shopping Center Norte celebra os seus 40 anos e a conexão com a Zona Norte
- Por que há duas versões do trailer de Ainda Estou Aqui?
- ‘Ainda Estou Aqui’ bate recorde; relembre as 10 maiores bilheterias do cinema nacional
- A magia de Wicked em forma de chocolate: KITKAT® Chocolatory® lança edição limitada inspirada no filme
“Na programação há filmes que falam desde a questão sobre o abandono e mal trato de cães e gatos, até o uso de animais em testes científicos e a produção para consumo de alimentos, entre outros temas”, explica Ricardo Laurino, organizador do evento.
Segundo Laurino, a mostra começou com cerca de 150 expectadores e depois de cinco anos conta com 500 pessoas que assistem pelo menos a um filme do evento.
“A inspiração do nosso grupo, voluntários e todos que ajudam de alguma forma está na busca por uma nova visão em relação a como nós humanos devemos encarar os animais e seus interesses”, diz. “Não temos dúvidas quanto à transformação dessa visão em um futuro próximo, queremos apenas acelerar esse processo natural de nosso senso moral e ético, utilizando a força do cinema para isso.”
Laurino pretende levar a mostra anualmente para outras cidades do país.
“Os resultados são muito gratificantes. No ano de 2012, ao término da Mostra, quando a sala já estava se esvaziando e somente algumas pessoas debatiam os temas, um senhor, chamado Stan, nos pediu o microfone e deu o seguinte depoimento:”