Movimento Chega de Descaso luta para melhorar o setor de saúde
O Movimento Chega de Descaso é voltado à melhoria do setor de saúde brasileiro e já recebeu apoio de artistas. Agora, a associação sem fins lucrativos pede ajuda para expandir sua luta em defesa de uma saúde digna, humanizada e acessível a todos e para o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde).
Desde 2016, o movimento presta apoio à população, de forma direta ou indireta, e disponibiliza orientações a partir de relatos de experiências e problemas vivenciados por pacientes. Estima-se que já tenha beneficiado cerca de 300 pessoas com assistência jurídica e psicossocial.
Como funciona
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
Para receber ajuda, o cidadão desassistido entra em contato com a organização via telefone, e-mail, Facebook ou site, relata o problema ocorrido e, então, recebe a orientação e o apoio necessários. Hoje esse apoio é realizado apenas a distância.
Está sendo idealizada uma plataforma on-line de mapeamento, que facilitará o envio de reclamações e a alimentação do banco de dados.
Ela deve ser utilizada para melhorar a comunicação e o apoio à vítima, elaborar materiais para conscientização da população por meio da produção de conteúdo e auxiliar na implementação e formulação de políticas públicas.
Os resultados obtidos pelo banco de dados ajudarão em processos de formação e discussão –o Movimento Chega de Descaso participa de conferências, conselhos, congressos e audiências públicas.
Além de permitir a identificação das falhas do sistema de saúde, a plataforma pode possibilitar a conscientização da população e a pressão de responsáveis para possíveis melhorias. O movimento pretende alcançar novas metas de arrecadação assim que a primeira for atingida.
A campanha de ajuda tem meta de R$ 60 mil para cobrir os custos de manutenção de um espaço físico por um ano. No local, devem ser realizados gratuitamente os atendimentos à população.
A verba também será usada para a construção da plataforma on-line e para uma ajuda de custo aos voluntários que prestam apoio às vítimas. Há opções de recompensas para os doadores. Caso queira contribuir, clique aqui.