Movimento cria 1º documentário colaborativo dos países de língua portuguesa
Com os temas casa, fé, festa, gente, lazer, mar, palavra, terra, trabalho e raiz, um movimento criado no Rio de Janeiro está construindo coletivamente o primeiro documentário visual envolvendo países e territórios que falam português _ Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Qualquer pessoa com perfil no Instagram pode participar. Basta enviar e compartilhar fotos usando a hashtag #NossaLingua_(tema da semana). No total, serão selecionadas 100 imagens. “Vamos traçar um perfil de cada país através do olhar de seus habitantes”, destaca a idealizadora, Luciane Araujo. “E difundir as diferenças e as semelhanças de todos os que falam a mesma língua.”
Para chegar às melhores fotos, os curadores analisam a narrativa, independentemente do número de curtidas na rede social, explica André Galhardo, curador-geral. Até 20 de setembro, quando termina esta fase do projeto, o Nossa Língua estima contabilizar 15.000 imagens, “formando um grande mosaico de diversidades e representatividades”.
O movimento colaborativo, que busca aproximar as pessoas com múltiplas plataformas, será finalizado com a transformação dessa galeria virtual em um livro, uma exposição e um documentário. A experiência será apresentada através de imagens, entrevistas e depoimentos, seguindo uma tendência mundial da mídia de democratizar radicalmente a produção visual, conta Luciane.
Instagram: @nossalingua
Facebook: facebook.com/nossalingua.projeto
Site: www.nossalinguadoc.com.br
Por QSocial