‘Mudança’ é a palavra do ano para os brasileiros, aponta pesquisa
Levantamento completo recebeu mais de 5.000 respostas ao longo do ano
Mudança é a palavra que melhor traduz o ano de 2018 para 34% dos brasileiros, na votação que determinou a #PalavradoAno2018, iniciativa realizada pela Cause e Ideia Big Data.
As cinco finalistas desta edição foram: medo, esperança, luta, mudança e caos.
Este é o terceiro ano consecutivo em que a pesquisa é realizada pela CAUSE, consultoria que apoia marcas e organizações a identificar e fazer a gestão de suas causas. Desde 2017, a iniciativa tem a parceria do Ideia Big Data, empresa de pesquisa e consultoria de dados.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Melhor exercício para baixar pressão alta é revelado em estudo científico
- 15 fatores de risco para demência precoce além da genética
- Bolsas de estudo para brasileiros darem um up no currículo de graça na Inglaterra
Em 2016, a escolhida foi indignação; em 2017, corrupção. As duas primeiras edições também refletiram o momento em que o país vivia, com a economia em recessão em 2016 e o forte apelo no combate à corrupção, no ano passado.
As finalistas da edição 2018 foram determinadas depois de duas pesquisas com universo representativo da população realizadas no primeiro e no segundo semestres.
No total, o levantamento recebeu mais de 5.000 respostas. Cerca de 600 palavras diferentes foram citadas.
Como foi feita a pesquisa
A pesquisa para foi composta por três fases. Na primeira foram realizadas duas consultas abertas, que ocorreram no primeiro e no segundo semestre. No total, foram 3.481 respostas.
Na fase dois, após reunião de especialistas, foram decididas as cinco finalistas. Os convidados têm múltiplas formações. Todos, de alguma maneira, atuam com o universo da palavra. Participaram desta etapa Jarid Arraes, Sérgio Spagnuolo, MC Soffia, PMC, Celso Toledo, Denis R. Burgierman, Denis R. Burgierman, Amara Moira e Leandro Beguoci.
Na última fase, que ocorreu na segunda quinzena de novembro, as palavras finalistas voltaram para pesquisa popular e por processo de ponderação estatístico para aferir a opinião de uma audiência representativa da população brasileira. A amostra contou com 1537 respostas.