O app que salvou um time da Tunísia do rebaixamento

19/08/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 16:47

No auge da Primavera Árabe, o governo da Tunísia proibiu a presença de torcedores dos estádios para evitar concentrações populares. Na última rodada do campeonato Nacional, CS Hammam-Lif, um dos times mais tradicionais do país, corria o risco de cair para a segunda divisão.

Sem poder contar com o apoio da torcida, o clube encontrou na tecnologia uma forma de conseguir o apoio dos torcedores sem coloca-los em risco.

Em parceria com agência de publicidade Mema Ogilvy Tunis, o Hammam-Lif criou um aplicativo –batizado de Fanmode que simula os barulhos os gritos da torcida para estimular os jogadores em campo.

Na véspera do jogo, o clube instalou mais de 40 caixas de som conectadas ao sistema central de áudio do estádio, o que permitiu mais de 90 mil fãs ocupassem virtualmente a arena, que tem capacidade para 14 mil pessoas, e apoiassem a equipe na partida decisiva.

O Hammam-Lif venceu o Stade Tunisien por 1 a 0, e garantiu a permanência na elite do futebol tunisino.

A campanha “Mobilizing the 12th man” (Mobilizando o 12º jogador, na tradução livre) ganhou cinco leões de prata e dois de bronze no festival de publicidade de Cannes, no ano passado.

Fanmode foi recentemente testado durante a Copa do Mundo. A próxima etapa é disponibilizar uma loja digital para que os usuários possam comprar mercadorias relacionadas com o clube.