O paradoxo das novas tecnologias

13/10/2014 00:00 / Atualizado em 06/05/2020 17:20

Produtos inovadores e novas tecnologias são lançadas no mercado o tempo todo. Muitos deles são extremamente úteis no nosso dia a dia e facilitam a nossa vida. Muitos conseguem resolver problemas e alguns até mesmo criam novas necessidades aos consumidores. Porém, sempre haverá um lado oposto a isso tudo, e não estamos falando de problemas como perda de privacidade ou reclusão social.

Novas tecnologias ao mesmo tempo em que significam avanço, significam preocupação, especialmente quando falamos de produtos que são usados tanto para o bem quanto para o mal.

 
 

Um exemplo disso, você pode ver no vídeo a seguir, que mostra como o Google Glass pode melhorar a mira de atiradores e aumentar a precisão de armas de fogo. A empresa por traz do vídeo é a TrackPoint uma fabricante de armas de precisão guiada:

Apesar de Oren Schauble, porta-voz da empresa, afirmar ao site Mashable.com que “Nenhum app para Google Glass foi desenvolvido para consumidores, apenas para uso próprio da empresa”, o vídeo mostra como essas tecnologias podem ser usadas no futuro como artifício bélico.

Se por um lado o aplicativo para Google Glass é apenas um conceito, as armas da TrackPoint já podem transmitir o que está sendo visto na mira direto para um smartphone ou tablet, através do aplicativo ShortView.

https://youtu.be/EMX4KIosH6E

O que você acha? Essa tecnologia, em específico, traria mais benefícios ou malefícios?

Via 3MINovação