Para conectar gerações, spa abre portas a morador de qualquer idade

Ela não para de inventar. Aos 76 anos, a empresária Myrian Abicair decidiu que é hora de abrir as portas de seu badalado spa, o 7 Voltas, em Itatiba (SP), para um novo tipo de hóspede: aquele com mais de 60 anos que quer morar  num espaço confortável, com boa alimentação e em convívio com várias gerações.

“Em vez de ir para uma casa de repouso, ele escolhe um dos quartos, usa toda a infra-estrutura do hotel e convive com hóspedes de todas as idades”, diz. Anfitriã como poucas, Myrian tem o talento de entrosar pessoas. Diariamente, com sua matilha de yorkshires, senta-se na varanda e conversa com todos os clientes, famosos ou não: “O importante é saber ouvir. Contar histórias, compartilhar experiências. Mas sempre com otimismo e bom humor.”

“Quando as pessoas envelhecem, acham que, reclamando, chamam a atenção. Não! É exatamente ao contrário. Ninguém quer ficar perto de quem só se queixa. Até porque para tudo tem uma solução”, afirma.

Para atrair o público mais velho, a palavra de ordem é liberdade, conta. Ou seja: exercitar-se não é uma obrigação, e os pratos, todos light, podem ser repetidos quantas vezes o hóspede quiser. “São saudáveis e primam pelo sabor e pela apresentação impecável.”

Habituada a receber pedidos de receitas, Myrian também inova no seu sexto livro. “Minhas Receitas” chega em novembro ao mercado, pela editora Boccato, só com criações suas. Para o Catraca Livre, ela adianta uma de suas prediletas: Boeuf Bourgnone (veja abaixo).

Se não se incomoda em fazer confissões culinárias, ela também é transparente sobre sua vida pessoal. Fala rindo de seus nove casamentos –e nove separações–, com orgulho dos cinco netos, mas diz que, hoje, só divide a cama com seus bichos de estimação, alguns ainda da época que tinha um asilo para cães e gatos abandados.

Foi depois de um desses rompimentos que a empresária abriu o Sete Voltas, que funcionou originalmente na casa de campo de cinco quartos construída com seu terceiro marido. O negócio foi crescendo, e o imóvel tem hoje 56 quartos, cada um com decoração rústica diferenciada.

Myrian administra pessoalmente 90 funcionários e está sempre buscando trazer novidades para os hóspedes, como aulas de pintura em azulejo ou de arranjos de flor. Diz que sua ginástica é caminhar e subir e descer escadas inúmeras vezes “para ver se está tudo em ordem”.

É nessas horas, diz, que aprendeu a observar mais a natureza. “Paro para olhar uma borboleta, uma flor. Isso eu aprendi com a idade: a toda hora tem uma coisa muito bonita acontecendo ao nosso redor. Só temos que aprender a enxergá-la.”

Por QSocial

*Este texto faz parte do projeto Geração Experiência, que tem como objetivo mostrar histórias de pessoas com mais de 60 anos que são inspiração para outras de qualquer idade.

RECEITA

Boeuf Bourgnone

8 porções – 327 Kcal por porção

Ingredientes:

250 g de cebola

250 g de cenouras

700 g de paleta ou coxão mole (sem gordura)

150 g de lombo suíno

4 dentes de alho picado (15 g)

750 ml de vinho tinto (pinot noir)

1 colher (chá) de tomilho

40 g de bacon

50 ml de água

1 colher (sopa) de extrato de tomate

2 colheres (sopa) de amido de milho (20 g)

1 colher (sopa) de farinha de arroz (23 g)

1 colher (chá) de sucralose (0,8 g)

Bouquet Garnie

1 alho-poró

2 talos de salsa

2 folhas de louro

2 ramos de tomilho

1 ramo de alecrim

Acompanhamento                        

300 g de cebola tipo conserva

300 g de champignon paris

10 g de manteiga ou 1 colher (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de cebolinha (15 g)

1 limão

3 colheres (sopa) de água

 

MODO DE PREPARO

Descasque as cebolas, as cenouras e corte em cubos com aproximadamente 1 cm. Corte a carne bovina em cubos com aproximadamente 4 cm e o lombo suíno em cubos com 1 cm. Faça um bouquet garnie e coloque em uma tigela junto com a carne bovina, o alho picado, a cebola, a cenoura, o vinho tinto e o tomilho. Cubra com filme plástico e leve à geladeira para marinar por 24 horas. Corte o bacon em tirinhas, retire a cenoura, a cebola e a carne do marinado, separe as carnes e seque com papel toalha. Reserve separadamente o líquido do marinado e a cenoura com a cebola. Em uma panela, coloque o bacon e a água, leve ao fogo, quando secar, adicione os cubos de carne bovina e suína e refogue. Adicione o marinado com o bouquet garnie e o extrato de tomate, deixe ferver por aproximadamente 15 minutos e com uma concha retire a espuma que formar por cima. Adicione a cebola e a cenoura e deixe cozinhar por mais 20 minutos em fogo baixo. Em uma tigela, misture o amido de milho, a farinha de arroz, um pouco de água fria e a sucralose. Adicione a mistura na panela, mexendo com uma colher para não empelotar. Deixe cozinhar por mais 10 minutos e desligue o fogo. Caso seja necessário adicione um pouco de água para diluir o caldo. Disponha o Boeuf Bourgnone em um prato, coloque o acompanhamento na lateral do prato e decore com folhas de louro e ramos de tomilho.

Acompanhamento

Descasque as cebolas com cuidado, sem retirar o fundo delas, corte os champignons em 4 partes e pique as cebolinhas. Coloque em uma panela os champignons e as cebolas, adicione a manteiga (ou azeite), a cebolinha, o suco de limão e a água. Cubra com uma tampa e leve ao fogo. Retire a tampa após 2 minutos, misture e deixe secar um pouco, sem refogar. Desligue o fogo e sirva como acompanhamento do Boeuf Bourgnone.