Pesquisadores criam sorvete que não derrete rapidamente
Pesquisadores da Universidade de Edimburgo e Dundee Ter, do Reino Unido, afirmaram ter criado uma proteína capaz de fazer com que o sorvete dure mais.
A proteína, conhecida como BsLA, se liga ao ar, a gordura e a água no sorvete, criando uma consistência suave que permanece congelado por mais tempo.
A BsLA ocorre naturalmente em alguns alimentos e age pela adesão a gotículas de gordura e as bolhas de ar, tornando a mistura mais estável. Os cientistas das duas universidades afirmaram ter desenvolvido um método de produção dela por meio das chamadas bactérias ‘amigáveis’, que têm impactos positivos sobra a saúde.
- Pesquisa alerta: esta dieta da moda pode aumentar o risco de diabetes
- Especialista dá 5 dicas para ficar em forma até o verão
- 3 fatores de risco para demência que podem ser evitados
- É verdade que chocolate dá espinha? Veja o que diz a ciência
De acordo com os pesquisadores, com a descoberta, o sorvete e outros produtos congelados poderão ser fabricados com baixos níveis de gordura saturadas, o que significa menos calorias. Além disso, os caminhões de entrega não teriam a necessidade de manter os produtos frios, reduzindo os custos de energia.
No entanto, os cientistas estimam que o sorvete ‘que não derrete’ ainda não estará disponível nos próximos três a cinco anos.