Plataforma online amplia acesso a serviço municipal de saúde

21/09/2016 00:00 / Atualizado em 02/05/2019 20:02

Depois de implementar em Pelotas (RS) uma ferramenta online com informações sobre os serviços oferecidos gratuitamente no município pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o Saútil inaugurou, nesta semana, o Clique Saúde em Paraty (RJ).

Totem de atendimento instalado em UBS de Pelotas, para quem não tem acesso à internet
Totem de atendimento instalado em UBS de Pelotas, para quem não tem acesso à internet

A iniciativa surgiu da constatação de que muitos usuários enfrentam problemas na busca por medicamentos, vacinas, consultas, exames e serviços de urgência e emergência, além da localização da UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

“Mesmo na internet, são muitos os caminhos e links que a pessoa precisa percorrer para chegar à informação de que precisa e, muitas vezes, ela ainda fica desinformada”, afirma Edgard Morato, um dos idealizadores da plataforma.

Com o Clique Saúde, feito em parceria com as prefeituras, o Saútil quer se transformar no “Poupatempo da Saúde”.”Ao educar e orientar, estamos diminuindo a diferença de informação entre as classes sociais”, sinaliza o empreendedor.

Na plataforma, é possível, pelo CEP ou pela região, encontrar a UBS mais próxima para agendar consultas, tratamento odontológico ou serviços ambulatoriais –como curativos, inalações, injeções–, além de coletas de exames laboratoriais.

Também estão disponíveis informações sobre programas municipais, como os de doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial e tabagismo); Aids/DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis); gestantes, mulheres e idosos.

Em Pelotas, que já tem suas UBSs informatizadas, o usuário pode, digitando o princípio ativo do medicamento e o CEP/endereço de sua residência, saber em qual local ele está disponível –dos básicos aos de alto custo.

Para o gestor municipal, mais do que transparência nas informações, a ferramenta ajuda a reorganizar o fluxo de pacientes. “Sete em cada dez casos que chegam ao pronto-socorro poderiam ser resolvidos nas UBSs”, destaca Morato.

Além disso, o Saútil oferece indicadores às prefeituras. “Podemos saber quais medicamentos estão sendo mais procurados”, exemplifica. E o usuário também pode, clicando em “o que você procurou e não encontrou”, aprimorar o serviço.

O Saútil, que oferece ferramentas de acesso a recursos de saúde gratuitos para população, foi vencedor do Prêmio Connected Smart Cities, que contempla projetos que contribuam com o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.

Também teve seu trabalho reconhecido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), pela oferta de informações de saúde aos brasileiros, contribuindo, portanto, com os Objetivos do Milênio.

Por meio de um buscador na web, ferramentas mobile e totens, o Saútil oferece à população, desde 2011, acesso a informações e recursos de saúde pública em todo o país. Com as parcerias municipais, seu objetivo é “aprofundar o serviço”.

“A ideia é que ela seja uma plataforma tão essencial à população que, independentemente do prefeito que a implementou, qualquer gestor dê continuidade a ela, assim como aconteceu com o Poupatempo.”

Por QSocial