Pomerode faz a maior intervenção urbana de crochê e tricô do país
Não foi só a primavera que trouxe cor e alegria às ruas de Pomerode (SC). Inspirada no movimento “yarn bombing”, um grupo de 40 artesãs espalhou nos principais pontos turísticos da cidade enfeites feitos em bordado, crochê e tricô, durante a primeira edição da Sonnenfest & Kinderfest, festival que celebra até o dia 12 de outubro a chegada da nova estação.
“A ideia é mostrar um pouco da cultura alemã através de agulhas, fios e cores”, revela a artesã Marie Castro, que lidera o movimento. A iniciativa homenageia algumas construções da cidade que reproduzem o estilo arquitetônico enxaimel, inspirado na casa mais antiga, a Pousada Casa Wachholz, construída em 1867 por um dos primeiros imigrantes alemães, restaurada em 2008 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual.
- Saiba como visitar a Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC)
- Em SP, coletivo usa tricô e crochê para ocupar a cidade, um ponto por vez
Para a intervenção, patrocinada pela Círculo S.A, foram usados o equivalente a 200 mil metros de fio ou 900 novelos Mollet, feito de acrílico, que resiste aos fatores ambientais. As peças que enfeitam o Centro Cultural, a Casa de Café, o jardim do Teatro Municipal e outros espaços urbanos, como bancos, postes e calçadas, foram produzidas por artesãs do Clube de Troca de Ideias, Clube de Mães Arte e Lazer e Pommerblumenn.
Veja algumas fotos:
Por QSocial