Projeto da USP quer despertar interesse de meninas pelas ciências
O projeto “Pronta pra ser Cientista” tem como objetivo atrair meninas para as carreiras de Ciências Biológicas e Exatas
Você sabia que o primeiro algoritmo de programação foi inventado por uma mulher? E que é graças a uma atriz de Hollywood que hoje podemos usufruir de tecnologias como bluetooth, celulares e wi-fi?
Mulheres cientistas se destacaram ao longo d a história, porém, mesmo com invenções e descobertas que revolucionaram a maneira como vemos o mundo, elas compõem apenas 28% do cenário mundial da ciência, segundo dados da Unesco de 2018.
Um projeto do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP quer mudar esta realidade, pelo menos aqui no Brasil.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Batizada de “Pronta pra ser Cientista”, a iniciativa é voltada para meninas do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto para debater o papel de mulheres na ciência.
A coordenadora do projeto, a professora Annie Schmaltz Hsiou, conta que as chances de mulheres ingressarem na carreira científica são minadas desde a infância.
Annie diz ainda que as meninas não são impulsionadas ao contato com as ciências. “Há um entendimento no senso comum de que as mulheres não têm talento nato para seguir essas áreas”, afirma a professora em entrevista ao site do Jornal da USP. Segundo ela, o objetivo do projeto é mostrar para essas meninas que a ciência brasileira também é feita por mulheres.
“No Pronta pra ser Cientista queremos quebrar estereótipos e papéis de gênero e demonstrar que as meninas podem fazer o que elas quiserem”.
Como participar
O projeto “Pronta pra ser Cientista” é formada pot uma equipe de 27 mulheres – pesquisadoras, professoras, pós-graduandas, graduandas e biólogas.
As aulas e apresentação de trabalhos de pesquisa ocorrerão em quatro encontros, sempre aos sábados, durante o mês de março.
O projeto oferece 25 vagas para meninas de 11 a 14 anos de escolas públicas e privadas de Ribeirão Preto.
As inscrições são on-line e vão até sexta-feira, 7 de fevereiro, e devem ser feitas pelos pais ou responsáveis. As candidatas serão selecionadas em um sorteio transmitido ao vivo no sábado, dia 8, pela página Pronta pra ser Cientista no Facebook.