Projeto de robótica capacita meninas de 6 a 17 anos em MG
A ONG Instituto Chica foi aprovada para receber aporte financeiro do Instituto Lojas Renner
Um projeto na cidade de Cataguases, na Zona da Mata mineira, está usando a robótica para facilitar e incentivar o acesso à cultura digital a meninas entre 6 e 17 anos.
O projeto “As Donas da Robótica”, iniciativa do Instituto Francisca de Souza Peixoto, carinhosamente conhecido como Instituto Chica, foi selecionado para receber aporte financeiro do Instituto Lojas Renner, representando o investimento social da Realize Soluções Financeiras.
Por meio das atividades oferecidas nas dependências do Instituto Chica, as meninas experimentam e realizam projetos com sucatas e reciclados tecnológicos, aliando recursos do design, mecânica, eletrônica, marcenaria, lógica e programação com o Scratch e o Arduíno.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
As meninas também aprendem a utilizar ferramentas tradicionais, como martelo, alicate e furadeira; e equipamentos digitais sofisticados, como impressora 3D e cortadora a laser. Recursos das artes e das artes cênicas, como desenhos, tintas, pincéis e dobraduras, também são estimulados, assim como a capacidade de escrita, reflexão, argumentação e oratória.
Ao término do curso, as participantes estarão capacitadas a planejar, desenvolver, executar, interpretar e apresentar projetos que trabalham robótica, programação e fabricação digital.
Além disso, elas também são encorajadas a desenvolver, por meio do campo psicossocial, autonomia e força em suas relações familiares, pessoais e profissionais.
O Instituto Chica atua desde 1999 com apoio da companhia têxtil Cataguases, mantenedora da ONG.