Projeto quer identificar 1500 animais carentes
Por Lidiane Ferreira, da ProjectHub
Ver um bichinho perdido por aí é algo comum, infelizmente. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Pensando numa forma de como ajudar a solucionar este problema, a empresária Andrea Giusti criou a BIKE ID.
Com uma bicicleta especialmente preparada, Andrea circula aos fins de semana pelos principais parques e eventos sobre pets de São Paulo produzindo plaquinhas de identificação de animais, que traz o telefone de contato do responsável. Quem localizar um cachorro perdido, por exemplo, liga para a família e marca o reencontro.
- Os vírus mais mortais da História; alguns ainda estão circulando
- Dezembro Verde: 5 cuidados que você deve ter ao adotar um pet
- Estes sinais de alerta indicam que seu cachorro sofre de ansiedade
- Conheça as regras para viajar de avião com animais exóticos
A meta do projeto agora é identificar 1.500 animais carentes com a campanha #animalprotegido. ”A nossa BIKE ID vai distribuir os produtos gratuitamente e beneficiar 7 ONGs do Brasil que promovem a adoção de animais. Todos os cães e gatos devem estar protegidos dentro do abrigo, durante as feirinhas de adoção e, principalmente, dentro da casa nova”, diz Andrea.
A campanha, que tem duração de 60 dias, precisa arrecadar R$ 14.000 com doações de plaquinhas através do site de financiamento coletivo Kickante. “Chega de animais perdidos! Peço ajuda a quem já perdeu um animal, quem já encontrou na rua ou simplesmente quem adora os bichinhos e quer protege-los. Com R$ 10 você pode salvar uma vida”, explica a empresária.
Quem ainda adotar um animal identificado a partir da campanha #animalprotegido, ganha 50% de desconto para adquirir uma nova plaquinha com dados atualizados. Assim, o projeto incentiva a família a manter o cuidado.
Jornalista apaixonada por bichos, em 2012 Andrea criou o site Procura-se Cachorro, uma plataforma de encontro entre quem perdeu um animal de estimação e quem achou um animal perdido. Com informações centralizadas, as chances de solucionar os casos são maiores. Nestes 4 anos, mais de 1000 histórias de reencontro tiveram um final feliz. O site também tem um espaço que mostra os bichinhos que estão disponíveis para adoção, e uma loja online.